Muitas pessoas me perguntam sobre Qualidade Total. Para que serve ? Onde a Qualidade Total é útil na empresa ?

A Qualidade Total é uma filosofia que tem como objetivo  atender as necessidades e as expectativas dos clientes, sendo isto disseminado em todas as atividades da empresa. A Qualidade Total é baseada em 10 princípios:

1º TOTAL SATISFAÇÃO DO CLIENTE
2º GERÊNCIA PARTICIPATIVA
3º DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS
4º CONSATÂNCIA DE PROPÓSITOS
5º APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
6º GER6ENCIA DE PROCESSOS
7º DELEGAÇÃO
8º DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES
9º GARANTIA DA QUALIDADE
10º NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS.

Estes 10 Princípios são os indicadores que norteiam uma empresa para atender as reais necessidades e as expectativas dos clientes. Hoje já falamos em encantar um cliente. Mas para que você possa encantar um cliente, você primeiro tem que ter a base da Qualidade Total para entender o que significa encantar um cliente.

Quando trabalhamos com a Qualidade Total precisamos saber quem sãos os nossos clientes, precisamos ter uma interação com os nossos clientes, precisamos incentivar o corpo funcional da empresa a manifestar suas idéias e opiniões, precisamos compartilhar as informações, estimulamos as pessoas a terem atitudes de liderança, temos a preocupação com a capacitação dos funcionários, valorizamos todo o corpo funcional, mostramos como é importante estar satisfeito com o trabalho que executa,  mostramos a importância da persistência, da coerência entre o que se fala e o que se faz.

O Planejamento Estratégico dentro da Qualidade Total é fundamental para que possamos atingir os nossos objetivos. Temos que ter a pré-disposição para a melhoria, incorporação de novas tecnologias, descentralizar o comando, saber delegar funções, sem prejudicar o andamento da empresa. Temos a preocupação de implantar, caso seja necessário, a terceirização dentro da empresa.

A Qualidade Total  dá uma importância muito grande a disseminação das informações dentro da empresa, como também junto ao cliente e a sociedade. Dentro da Qualidade Total a ações tem que ser sistemáticas e planejadas, para que o produto ou o serviço entregue hoje ao cliente, seja o mesmo produto ou serviço que será entregue amanhã.

A questão do padrão do produto ou serviço é um dos quesitos básicos na Qualidade para que possamos das ao nosso cliente um produto ou serviço de excelência. Este trabalho é implantado em empresas privadas, como também pode ser implantada em empresas públicas. Para que o sucesso da Qualidade Total seja obtido em uma empresa, será necessário o total comprometimento do comando, pois só assim os objetivos serão alcançados. Todas as empresas que trabalham com a Qualidade Total , tem  um comportamento totalmente diferente junto ao seu cliente.

A empresa enxerga o cliente como o objetivo máximo a ser alcançado. Está sempre sintonizado nas necessidades, sejam elas explicitas ou implícitas. Na Qualidade Total, não existe o EU e sim o NÓS, pois para nós o importante é o grupo. Tudo é feito em grupo. Nenhum setor é melhor do que o outro e sim todos ganham ou perdem juntos. Ë o nome da empresa que está em jogo. A falha de um setor compromete todo o trabalho. É com este pensamento que mostramos a importância do coletivo, do discutir em grupo, planejar em grupo, definir ações em grupo e agir em grupo, pois para nós tudo isto é feito para objetivar um só personagem que chamamos de cliente.

Aprenda os primeiros passos para a implantação do programa de Qualidade Total

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