Uma dúvida muito comum da maior parte dos empreendedores de todo o mundo é com relação à maior autonomia da sua empresa. Como aumentar o lucro da empresa?

Responder a essa questão com clareza depende de uma análise precisa e detalhada feito por um especialista da área. Portanto, se você quiser realmente alcançar um maior lucro em seu empreendimento o ideal é que você contrate um consultor de negócios – ele te indicará o melhor caminho a ser seguido para que você realize adaptações e mudanças seguras para alcançar seu objetivo.

Além da consultoria especializada, existem algumas práticas que você pode realizar em sua empresa de forma que ela comece a dar um retorno maior e positivo ao seu projeto.

Conheça algumas medidas práticas e simples de serem aplicadas ao seu próprio negócio que podem aumentar a lucratividade de seu capital.

1 – Aprenda a calcular o preço dos produtos: conhecer o preço de custo dos produtos, ou seja, o custo real do produto até chegar a seu estabelecimento é fundamental para que você saiba como revende-lo (se for o caso) ou saiba onde você deve economizar. Dessa forma você saberá onde pode investir e terá uma nova visão de como lucrar com a sua empresa. Vale salientar que esse mesmo mecanismo pode ser utilizado para cálculo ideal do valor dos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

2 – Conheça os indicadores financeiros da sua empresa: eles são muito importantes para que você consiga identificar onde está o foco positivo que leva ao lucro de sua empresa e onde está a necessidade da melhoria. Alguns exemplos são: o faturamento, os recebimentos, custo fixo, nível de endividamento e a lucratividade durante determinado tempo. Para facilitar, recomendamos que você conheça as planilhas desenvolvidas pelo consultor Sergio Mansur, que você pode baixar diretamente pelo site, no menu lateral à esquerda.

3 – Use a internet a seu serviço e a seu favor: a internet, quando bem utilizada, pode ajudar a aumentar o lucro de sua empresa. Uma ferramenta bastante utilizada é a criação de website com contato, apresentação dos serviços ou produtos, etc. Anúncios em redes sociais são outra forma barata e funcional que facilita o marketing online de sua empresa.

4 – Não pare no tempo: não se entregue! Sua empresa cresceu até onde está e ela vai continuar crescendo, se você não desistir. Crie novos produtos e novas ofertas, pense em aumentar a demanda de atendimento de serviços prestados. Evolua para que sua empresa faça o mesmo e seus lucros também.