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Alguns amigos me pedem para arrumar pessoas que possam preencher vagas nas suas empresa. Muitos reclamam que está difícil arrumar mão de obra boa para trabalhar. Eu tenho pensado muito nisso e cheguei a uma conclusão com relação a esse assunto. Para você contratar alguém para trabalhar na sua empresa, em primeiro lugar, tem que saber se realmente é preciso contratar. Em segundo lugar, você tem que ter bem definido, o cargo, a função. Em terceiro lugar qual é o perfil da pessoa que você quer contratar. Não adianta contratar qualquer um, vai dar problema. Ou ele não fica na empresa, ou ele vai queimar a empresa junto ao cliente. Tenho dito e reafirmo, “Antes de contratar, faça uma seleção bem feita, sabendo o que quer da pessoa para ocupar o cargo. Se tem dificuldades, contrate uma pessoa que conheça do assunto e você verá que economizará tempo e dinheiro.”

Temos que começar e ver que contratar por contratar e depois mandar embora, gera para empresa custos e tempo perdido. Não tenha pressa para contratar, veja se as pessoas que estão se candidatando, são pessoa que preencham os requisitos básicos para aquele cargo. Vou dar um exemplo, para ficar melhor entendido.

  • Qual o cargo que você quer ocupar ?
  • Quais são as funções para exercer neste cargo ?
  • Qual o sexo ?
  • O candidato tem que ser casado ou solteiro ?
  • Tem que morar perto ou pode morar longe da empresa ?
  • Qual o grau de instrução mínimo ?
  • Qual a faixa de idade ?
  • Qual a faixa de salário ?

E por ai vai. Se você responder a estas perguntas iniciais, já terá dado um grande passo.

Solicite sempre um curriculum para que você possa ter as informações preliminares para poder avaliar o candidato. Depois chame o candidato para uma conversa , de preferencia informal, pois assim ele ficará mais a vontade. Pergunte sobre os seus últimos empregos, o que fazia, qual era as suas responsabilidades etc.

Deixo bem claro que contratar alguém é muito desgastante, e mais desgastante ainda é mandar a pessoa embora por não atender as necessidades das empresas. O ato de demitir dá ao responsável pela demissão um sensação muito ruim, principalmente se a pessoa é casada, ou a família depende dele financeiramente. Por isso que sou a favor de ter critérios para a contratação. Isso, amigos, não quer dizer que não haverá erros. Claro que haverá, só que com esse trabalho a probabilidade de errar diminui muito.

Outra sugestão que dou, quando você decidir pela contratação, não coloque a pessoa para trabalhar no primeiro dia. Se o cargo for para lidar com o público, ai todo o cuidado é pouco.

Quando a pessoa chegar no primeiro dia para trabalhar, converse com ele, mostre a história da empresa, como ela começou, mostre quais são os objetivos da empresa. O que a empresa espera dele, e pergunte o que ele espera da empresa. Mostre qual a importância do cargo que vai ocupar, o que isso representa para a empresa. Quais são os seus direitos, mas também quais são os seus deveres. De preferência, dê a ele as normas da empresa por escrito. Vou dar um exemplo sobre este assunto: trabalhar com uniforme completo, trabalhar com o crachá de identificação, chegar no horário etc. Tem mil assuntos que você pode trabalhar e desenvolver dentro da empresa. Eu não aconselho a ninguém , colocar o candidato escolhido para trabalhar no primeiro dia . O primeiro dia é para conhecer a empresa, como funciona etc. Quando for escolher alguém para acompanhar o funcionário novo nas suas atividades, escolha alguém que saiba passar o serviço de forma correta, pois em muitas empresas vejo um novato sendo acompanhado por alguém cheio de vícios. Não adianta nada, vai ficar tudo na mesma.

Outro detalhe que me ocorre agora e que me chama demais a atenção, quando for contratar, definindo quem você escolheu, fale para ele quanto ele vai ganhar, qual dia do mês ele recebe, se tem vale semanal ,quinzenal, se almoça na firma ou vai em casa, qual o horário de chegada para trabalhar e o horário de saída, se ele será responsável por algum objeto que pertence a empresa etc.

Bem amigos, comentei sobre este assunto, pois estou vendo muitas empresas cometendo erros sobre contratação e não estão percebendo que isto faz com que tenham perdas, não só financeiras, como gera também no quadro de funcionários da empresa, descontentamento e desconfiança.

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