A sua empresa é seu patrimônio, é o legado que você deixará para o mundo. Independente da área de atuação ou do ramo de atividade, dentre os diversos objetivos que você e sua equipe devem ter em mente para que o andamento da empresa corra bem é a obtenção de maiores de lucros.

Lucro para crescer

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o lucro não é necessário ou justo apenas aos grandes empreendimentos e empresas de forte marca.

lucroMuito pelo contrário: ele é extremamente importante para que a pequena e média empresa possa se tornar sustentável e inovadora, destacando-se entre os concorrentes e tornando-se uma referência em sua área e para seus clientes. (Lembre-se que todo grande projeto começa a pequenos passos).

Existem alguns fatores que não podem ser ignorados, pois eles são como ervas daninhas dentro do mundo corporativo: locação de profissionais errados em posições chaves (desde a administração até a produção), cultura imutável ou ultrapassada, afastamento ou ignorância de relação confiável com a clientela e a falta de administração correta dos bens financeiros da empresa são os principais.

Saiba como lidar com eles:

1 – Profissional em posição errada: empresas de pequeno e médio porte costumam enfrentar mais esse problema do que as de maior porte, devido à proximidade de relação entre os trabalhadores. Isso é ainda mais recorrente e prejudicial se a empresa for familiar. O que você, como empreendedor e proprietário da empresa, deve ter em mente é que a sua empresa não é extensão da sua vida particular ou círculo familiar ou fraterno.

Dentro do ambiente de trabalho todas as pessoas têm suas responsabilidades e devem exercer suas atividades de acordo com a necessidade da empresa.

Saiba separar as coisas e indique o caminho aos seus colaboradores para que eles façam o mesmo. Além de trazer benefícios no ambiente de trabalho, garante qualidade e excelência em todas as fases de funcionamento.

2 – Cultura imutável ou ultrapassada: o mundo empresarial é inovador e altamente flexível. Isso implica em necessidade de mudanças e atualização. Portanto, esteja aberto a tentar novas ideias e provar novos caminhos. Se abrir ao novo, com cautela, não é ser irresponsável: é garantir que sua marca e seu produto possam ser melhorados para atender à todas as exigências dos clientes.

3 – Ignorar os clientes: esse é um erro fatal, onde não é permitido nenhum tipo de exceção. Sua empresa precisa dos clientes tanto quanto seus clientes precisam dos seus serviços e/ou produtos. Portanto, seja acessível a eles e receba as críticas e ideias sem julgamentos. Caso você tenha dificuldade em lidar com isso, tenha uma equipe preparada para lidar com essa situação.

4 – Falta de administração financeira: não tem segredo, para que a sua empresa se fortaleça ela não pode ser soterrada por dívidas ou dúvidas. Portanto, saiba administrar a situação financeira de sua empresa.

Gestão financeira é a garantia de lucro para a sua empresa

Lidar com todos esses aspectos é necessário e indispensável. No entanto não adianta você tomar todas as decisões e medidas sem adotar uma gestão financeira de qualidade para garantir o sucesso de seu empreendimento.

A gestão financeira começa antes mesmo de você instalar sua empresa em um lugar fixo. Ela acompanhará toda a trajetória de sua empresa, do início até a solidificação do seu projeto. Posteriormente, ela é quem garante que sua empresa se torne um patrimônio.

O ideal é que você tenha uma equipe ou consultor de gestão financeira para que execute essas atividades e implante um sistema eficaz e lucrativo.

Interessado? Conheça os nossos serviços e tire suas dúvidas.

 

 

Como fazer minha empresa dar mais lucro ?
Tagged on:     

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>