Conversando com alguns amigos, foi comentado como é difícil fazer um sucessor para tocar uma empresa. Me perguntaram o que achava do assunto. Vou tornar público a minha opinião sobre este tema. Nenhuma empresa faz processo sucessório sem planejamento, sem objetivos bem definidos. Fazer a sucessão leva tempo, precisa ser tudo preparado sem pressa para que tudo corra conforme o planejado. Conheço vários empresários que não conseguiram fazer sucessores para ocupar o seu cargo dentro da empresa e tocá-la para frente.

Não existe mistério com relação a isso. Este fato sempre acontece em uma empresa familiar. Vou dar um exemplo para ficar mais claro. O filho do dono da empresa foi criado longe do dia a dia do pai dentro da empresa. Só passava lá para pegar dinheiro. O que você acha que vai acontecer no futuro ? Boa coisa não vai dar.

 

Para se fazer um bom  sucessor ou sucessora:

1. Saber se a pessoa que está sendo escolhida, quer realmente exercer essa função.

2. Para conseguir fazer com que a sucessão seja um sucesso, tem que começar debaixo. Começa limpando chão, vai fazer serviço de boy, vai trabalhar nos setores menores e vai caminhando, crescendo dentro da empresa, conhecendo os detalhes de cada setor. Ele (a) tem que sentir o gosto do sacrifício, do dinheiro suado, das necessidades do dia a dia.

A probabilidade de conseguir fazer um sucessor de sucesso é muito grande. Tem que mostrar ao sucessor ou sucessora que o dinheiro não cai do céu, tem que trabalhar muito, tem que suar muito a camisa. As pessoas só dão valor aquilo que conquistam com sacrifício. Se você der de graça, não vai valorizar nunca.

Sucessão Empresarial nas Empresas Familiares

Conheço empresário que o filho (a ) nunca pisou na empresa e ele quer que ele (a) comece a tocar a empresa. Veja alguns motivos porque essa atitude não funciona:

  1. O filho (a), não conhece a rotina da empresa.
  2. Não está preparado para mandar.
  3. Para ser respeitado tem que mostrar serviço e o mais importante, tem que agregar pessoas.

Os donos de empresa tem que entender uma coisa, fazer sucessor leva muito tempo. Muitas vezes não é um membro da família que vai dar jeito, muitas vezes é melhor trabalhar alguém da empresa para dividir com você as tarefas. Já vi dono de empresa se afastar, deixar tudo com os filhos e depois de 1 ano tem que voltar rápido, se não a empresa quebrava. Essas coisas tem que ser avaliadas com cuidado. Quando eu falo que a pessoa tem que começar debaixo, é para que essa pessoa sinta que se tiver vontade , garra, determinação, as coisas funcionam, se não, esquece e bota outro no lugar. Amigos, se o dono das Casas Bahia, fez isso com os seus filhos, porque nós não devemos fazer.

Quando você dá valor ao que conquistou com sacrifício, tudo fica mais bonito, mais interessante. Se você pretende amanhã preparar alguém para te substituir, aconselho em primeiro lugar ver se ele gosta do  faz. Em segundo lugar, veja se ele tem perfil para essa função. Vou dar um exemplo: O sujeito é irrequieto, não sabe ficar parado, não adianta botar atrás do balcão que , tudo indica, não vai dar certo.

Mais dicas para acertar na sucessão empresarial:

  • Veja como o seu sucessor (a ) vê a vida
  • Veja se é uma pessoa que gosta de assumir responsabilidade.
  • Veja se ele  tem força de trabalho.
  • Veja se ele gosta do movimento, do barulho, da conversa com os Clientes.

 

Tudo isso é um bom indicador para você pensar em um sucessor (a). Mostrar  que ele é um funcionário da empresa, quando estiver trabalhando, e não o filho do dono . Faça com que ele se interesse por negociação, vendas, entre outras coisas, aos poucos vá trazendo ele para perto de você, e veja como ele se sai.

Delegue algumas tarefas que são suas, para ele execute e veja como vai ser o resultado. Não jogue tudo de uma vez, vá fazendo aos poucos, vá orientando, mostrando as armadilhas etc. Quando preparamos bem o nosso sucessor, isso demonstra competência, bom senso, equilíbrio emocional, visão de futuro. Sugestão de um amigo “Quer fazer um sucessor na família ? Comece logo. Não espere o tempo passar. De repente o tempo passou e você não viu as coisas passarem a sua frente”.

Dicas de Sucessão Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>