Um amigo ao entrar em uma empresa e pedir informações sobre alguns produtos que precisava comprar naquele momento. Houve demora no atendimento, e quando feitas, as perguntas, suas respostas eram evasivas.

Quando ele comentou isso comigo, fiquei pensando em como aquela empresa era comandada. Liderar é uma arte, não é para qualquer pessoa.

Quando você entra em uma empresa e se depara com uma situação dessas, fica bem claro que o comando está falhando e não sabe liderar, pois liderar é uma arte. Não é preciso ser mágico, enxergar por uma “bola de cristal”, para ver que quando o comando não está acompanhando o dia a dia dos comandados, as falhas irão aparecer com mais freqüência e quando a “bomba” estoura há um corre-corre para saber quem é o culpado. Quem está no comando tem que ter a responsabilidade de acompanhar e liderar as ações do dia-a-dia de tudo que está acontecendo na empresa.

Não é possível dizer que é líder, se não está sabendo das coisas. Se não estava sabendo é porque escolheu mal os seus subordinados, ou é incompetente para aquela função.

É muito importante saber que “MANDAR qualquer um manda, SABER MANDAR são para  poucos”.

O posto de líder é para aquele que está à altura do cargo. Tem pessoas que estão no comando, achando que está liderando, e que são pequenas para o tamanho do cargo, as idéias são curtas, não têm visão de futuro, não sabem ouvir,  ainda pensam que “você não é pago para pensar, você é pago para fazer”. Este tipo de mentalidade é do tempo em que “se amarrava cachorro com lingüiça”. Temos que entender que uma empresa é um ser vivo, onde as pessoas é que fazem acontecer, e é por isso que quem  sabe a arte de liderar , tem  em mente que ele é apenas uma peça no tabuleiro.

Quem sabe a arte de liderar, tem que estar atento ao comportamento do grupo que está liderando, tem que perceber como está o andamento dos trabalhos, acompanhar de perto o funcionamento da empresa através de informações seguras, relatórios, etc. Tem que ter a sensibilidade de perceber como o grupo reage a uma situação de emergência, estar sempre estimulando o grupo a crescer, trazendo o grupo junto com ele, fazendo reuniões, estimulando a participação, trazendo novas idéias.

 

Há comandos, que se acham líderes, que só fazem reuniões para chamar a atenção do grupo pelos erros.

Quem conhece a arte de liderar, sabe preparar uma reunião, avisando as pessoas para estar bem informadas sobre os assuntos a serem debatidos, para se prepararem, com informações em possíveis indagações.

Hoje não se lidera uma empresa escondendo informações. É bobagem achar que ninguém sabe. A “rádio corredor” é rápida ao dar as últimas notícias a todos.

Em uma empresa onde o líder dialoga constantemente com o grupo, há mais facilidade para se atingir os objetivos.

A arte de liderar exige a necessidade de se estar atualizado a respeito das informações emitidas pela empresa. Nenhum líder vai para frente desinformado. Comando mal informado leva qualquer empresa para o “buraco”, e não adianta culpar os outros, cada um tem que assumir a sua responsabilidade.

Dentro de uma empresa cada um tem que saber o seu papel, tem que saber quem manda em quem, quem decide o quê.

Deixo então a pergunta, usando as palavras desse amigo,

 

“EXISTE  A ARTE DE LIDERAR NA SUA EMPRESA?”