Lendo uma revista especializada em varejo, me chamou a atenção uma matéria sobre respeito as normas ( Leis ). Nós sabemos que existe o Código de Defesa do Consumidor e para quem não sabe, ele existe e funciona. Mas me parece que algumas empresas ainda não sabem deste Código. Vários veículos de comunicação a nível nacional, estão sempre mostrando problemas que as empresas encontram com a falta de etiquetagem dos produtos, informações irregulares,  além de propagandas que não condiz com a verdade.

Devemos entender em primeiro lugar que tudo que a sua empresa divulga, o cliente tem o direito de ser atendido no que foi divulgado, já que a propaganda gerou expectativas para que as pessoas fossem até lá para comprar. Em muitos lugares que nós entramos é uma dificuldade encontrar o preço dos produtos , como também dos serviços. É importante salientarmos que a empresa que atua dentro da Lei, demonstra respeito pelo cliente e ganha confiança e a satisfação das pessoas que freqüentam a empresa. Uma das coisas que me chama muito a atenção é que em várias empresas, a etiquetagem preço dos produtos é feito na frente do cliente. Penso que essa medida é desaconselhável, pois o cliente que passa tem sempre a impressão de que o preço está sendo aumentado. Estamos dando uma sugestão de que quando for etiquetar os produtos , que façam no depósito, pois assim os produtos irão para as prateleiras , sem gerar desconfiança do cliente.

Toda empresa que está atenta a Lei, é uma empresa bem informada. Se é uma empresa bem informada, quer dizer que quem comanda também é bem informado. Um outro detalhe que me chama atenção é que em muitos produtos, existem duas ou até três etiquetas no mesmo produto. Para quem não sabe, se o produto estiver com duas ou mais etiquetas, o que vale é o menor preço da etiqueta. Sendo assim, antes de etiquetar, veja se tem etiquetas antigas e retire para que a nova etiqueta seja colocada. Uma das coisas que me chama a atenção é que em muitos estabelecimentos comerciais, o preço que está no produto, não bate com o que está sendo mostrado no computador do caixa. Esse erro é imperdoável. A empresa precisa estar sempre atualizando, verificando os preços, para que na hora que o cliente for pagar não tenha aborrecimentos, ou a sensação de que foi enganado.

Essas sugestões estão sendo dadas porque tenho visto por ai, essas situações acontecendo diariamente. Lembre-se sempre, os clientes  estão mais exigentes. Quem estiver atendo a isso, estará sempre na frente e evitará sempre problemas com a Lei e com o Cliente. Ganhar a confiança do Cliente, leva muito tempo e gasta-se muito dinheiro. Para perder um Cliente, basta alguns minutos.

Estejam sempre atentos ao que acontece dentro da sua empresa. Lembre-se é que um detalhe pode jogar por terra todo um trabalho. Não esqueça de verificar se os preços estão corretos. Verifique, se os produtos que estão sendo vendidos, estão em perfeito estado de uso, se a data de validade está correta, se as informações dadas aos Clientes  estão sendo corretas. Essa função é do EMPRESÁRIO. Ele tem que estar a par de tudo que acontece na empresa, independente se tem um , dois ou mais gerentes. O ato de empresariar é do empresário.

Não esqueça que o Cliente, quando vem a sua loja, ele trás necessidades e expectativas. Não decepcione este Cliente. A  empresa tem o dever de se fazer respeitar, para que todos a respeitem. Conquistar a Credibilidade de todos, é um caminho longo, cheio de obstáculos, precisa ser perseverante e determinado. Mas no final, os resultados são excelentes. Mas gostaria de finalizar deixando para que todos reflitam.  Conquistar um cliente leva-se muito tempo, para perde-lo, é rápido. Mantenha a sua empresa sempre em posição de respeito, segurança, isto gera credibilidade. Para que isso aconteça, todas que trabalham na empresa, tem que estar consciente do mesmo objetivo. Não adianta um setor fazer e o outro desfazer. Nessa hora, a mão de quem comanda é essencial. Existem empresas, que você pergunta para o empresário algumas coisas, ele nunca sabe. Todo mundo na empresa sabe das coisas, menos o dono.

A informação hoje em uma empresa é fundamental. Esteja sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor. Muita gente fala “precisamos estar antenados no que está acontecendo fora da empresa”, mas eu acrescento que  “precisamos estar antenados também no que está acontecendo dentro da empresa “. Quem comanda tem que estar bem informado, para poder gerar ordens corretas e seguras, que irão gerar serviços confiáveis e consequentemente atendimento de primeira linha. Este é um caminho que não tem volta. Então não esqueça amigo, amiga:  “Credibilidade não se compra, adquiri-se com o tempo e bota tempo nisso”.

O preço dos produtos da sua empresa estão corretos ?

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