Quando um cliente entra em uma empresa pública ou privada, ele espera no mínimo que os  funcionários desta empresa o tratem com:

Educação
Respeito
Seriedade
Honestidade
Segurança
Confiabilidade

Isto é o mínimo que qualquer cliente deseja. Mas o que observamos é totalmente ao contrário, pessoas despreparadas, sem perfil para exercer a função. Isto me chama atenção, pois os homens que comandam estas empresas precisam saber que quem atende o cliente está levando a imagem da empresa para o público. Quando alguém trata mal o cliente, é a empresa que o  tratou mal.

Ninguém gosta de ser ignorado e em muitos lugares que entramos, sentimos que somos apenas mais um. Ninguém chega para dar um Bom Dia, perguntar “se já fomos atendidos”, “em que podemos ajudá-lo”.

Ainda falta muito para as empresas entenderem que para atender bem a um cliente, precisamos apenas de algumas coisas simples, para cativá-los.

Não adianta ter uma loja bonita, todos que trabalham na loja estão usando uniformes bonitos, toda informatizada, se ninguém sabe dar um Bom Dia, atende-lo com carinho e atenção.

Muitas empresas proclamam aos quatro ventos que o atendimento é fundamental, quando você chega lá , é tudo diferente.

Atender ao público não se faz com palavras, se faz com ações. Qualquer empresa que quiser atender bem tem que está observando quem são as pessoas que entram na sua empresa para consumir, tem que fazer pesquisas junto ao seu cliente para saber se está satisfeito e que sugestões poderiam dar para melhorar o atendimento. Coisas simples, mas que faz uma diferença enorme.

Deixo alguns  questionamentos  para reflexão:

Quem são os meus clientes?

Onde moram?

Quantas vezes compram ou usam os serviços da minha empresa?

Várias são as perguntas, infelizmente, as empresas, tanto públicas como privadas, ainda não acordaram para uma realidade, o Brasil está mudando, os clientes estão mais bem informados e exigem com isto  bons produtos e serviços, preços compatíveis e também, atendimento à altura. Os clientes  não querem pagar para  ser mal atendidos, não querem ver o seu dinheiro jogado fora com falsas promessas.

Este é um tema para reflexão, estamos apenas plantando uma semente para o futuro.

 

O que o cliente espera da sua empresa ?

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