Você sabia que muitas empresas acabam perdendo notoriedade e reconhecimento público devido à uma fragilidade na hora de lidar com seus clientes?

Em um mundo onde empresas surgem a todo tempo, empresas que não investem em qualidade de atendimento, apostando em ter um diferencial, acabam sofrendo as consequências da alta concorrência e críticas negativas pesadas por parte da sociedade.

Conheça alguns truques, dicas e macetes para melhorar o atendimento aos clientes e promova a fidelidade necessária para crescer e se estabilizar cada vez mais.

cliente#1 O seu cliente é muito importante para sua empresa e deve ser valorizado

Antes de ir para as dicas propriamente ditas, é necessário que você entenda a importância dos seus clientes à sua empresa. Independente da área de atuação, os seus clientes são o que promovem o crescimento e sustento da sua empresa, portanto ele deve ser (e muito) valorizado.

E qual a melhor forma de valorizar um cliente? Oferecendo um atendimento de qualidade, onde ele se sinta respeitado e valorizado pela empresa e esteja disposto a se fidelizar a ela.

#2 Atendimento direto e ao vivo

Seja na hora de vender, atender ou ouvir uma reclamação, caso você (ou o colaborador responsável pelo atendimento) esteja cara a cara com o cliente a postura profissional é indispensável. Tão importante é a cordialidade e o respeito.

Mantenha a cabeça reta, olhe nos olhos do cliente e seja educado. “Bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” são indispensáveis e devem ser acompanhados de um sorriso. A tom de voz deve ser calmo e é importante que o atendente mantenha uma boa dicção para que a pessoa entenda o que está sendo falado. Não se deve gritar mas também não se deve sussurrar.

#3 Comunicação é sempre um problema

Normalmente os mal entendidos acontecem devido à incoerência de informações ou interpretações deturpadas de um dos lados. Por isso, o atendente deve ser paciente e estar disposto a escutar o que o cliente tem a dizer.

 Use uma linguagem que ele entenda, evite palavras difíceis e complexas caso ele demonstre que terá dificuldade de entendimento. Gírias e palavrões nem pensar! São erros graves que devem ser evitados, independentemente da situação.

#4 Tenha múltiplos canais de comunicação

Além do atendimento pessoal, seja em balcão ou em sala de reunião, é importante que existam outros canais de comunicação. Telefones, e-mails ou mesmo formulários em sites são ótimos. Caso você trabalhe com atendimento pessoal, tenha uma caixinha de opiniões.

#5 Resista ao gerundismo

Agora estaremos dando dicas para que você possa estar falando com seu cliente sem poder causar nervosismo nele.

Frases como essa, no modo gerúndio devem ser evitadas. Apesar de comuns, essa forma de falar incomoda muito e causa confusão no ouvinte.

Truques, dicas e macetes para melhorar o atendimento aos clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>